A autorização eletrônica, chamada de eTA, substituirá o visto canadense de turista em alguns casos e facilitará a entrada no Canadá para brasileiros
O “Electronic Travel Authorization” (eTA) substitui o visto canadense de turista como requisito de entrada no Canadá quando realizada por viagem de avião. A autorização eletrônica é vinculada ao passaporte, é indicada para alguns perfis de turistas estrangeiros, permite que o visitante estude idioma no Canadá por até 24 semanas e tem validade de até 5 anos, ou menos, até a data que o passaporte expirar.
Quem tem direito ao eTA?
A inclusão do Brasil no programa Electronic Travel Authorization não significa que todos os brasileiros não precisam mais do visto canadense pra entrar no país. Para ser elegível ao eTA é preciso preencher os requerimentos:
- Ter recebido um visto canadense nos últimos 10 anos;
Ou
- Ter um visto americano válido.
Quando a entrada no Canadá ocorrerá por via terrestre, trem ou outra forma que não viagem de avião, o visitante deve solicitar o visto canadense de turista, pela maneira tradicional.
Qual a documentação necessária para o eTA?
Com um processo simplificado, o Electronic Travel Authorization elimina etapas detalhadas do visto canadense de turista. Sem a necessidade de apresentar comprovação financeira e de vínculos com o Brasil e/ou adicionais, como carta de intenção, sugestão de roteiro de viagem e as reservas das passagens aéreas, por exemplo.
Para solicitar o eTA é preciso ter um passaporte válido e realizar o pagamento da taxa obrigatória e não reembolsável.
A comunicação e/ou retorno do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) com o solicitante do eTA somente é realizada por e-mail, por isso, é importantíssimo que a conta de endereço eletrônico seja ativa e consultada para a resolução de qualquer solicitação ou dúvida.
Como solicitar o eTA nas viagens em família?
O eTA é um requerimento individual. Quem for aplicar o eTA para crianças, ou para acompanhante menor de idade na viagem para o Canadá, deve informar isso no início do formulário, se identificando como representante legal e responsável pela pessoa.
Meu despachante de visto canadense pode solicitar o eTA em meu nome?
Sim. Semelhante ao que ocorre com a solicitação de acompanhantes ou crianças, seu despachante de visto pode identificar-se no início da aplicação e dar sequência à solicitação.
A vantagem de contar com a ajuda de um profissional é ter à disposição a expertise com o preenchimento deste tipo de formulário técnico, todo em inglês ou francês assim como as possíveis devolutivas vindas do IRCC.
Meu eTA foi recusado, e agora?
Será necessária uma nova aplicação, uma vez que a anterior não pode ser editada, revisada ou reaproveitada. Caso sua viagem já esteja marcada e isso ocorra, será preciso remarcar a data de partida ou conseguir a autorização eletrônica, ou visto canadense de turista, a tempo do embarque.
Qual a validade do eTA?
O eTA é válido por até 5 anos, sendo menor de acordo com a validade do passaporte do requerente.
De quanto é a taxa do eTA?
Para solicitar o eTA é preciso pagar uma taxa de CAD$ 7 (sujeito a alteração pelo IRCC). Este pagamento é feito durante a aplicação com cartão internacional de crédito, débito, cartão pré-pago, CB Card, ou Interac.
Como não pode faltar economia para evitar sustos no retorno da viagem, o e-book 99 atividades e atrações grátis no Canadá vai te ajudar muito a economizar no Canadá.
Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?
Escreva direto para o autor:contato@etacanada.com.br